Seguidores

Objetos feitos de material reciclável.


Montagem de uma ampulheta feita de garrafa pet:

Materiais:
  • 2 garrafas plásticas de refrigerante ou água ( 500 ou 600 ml de preferência) bem limpas e secas (uma delas com tampa);
  • sal ou areia fina ou farinha fina ou farinha de trigo;
  • fita adesiva
Montagem:
  • encha uma das garrafas com areia ou outra farinha;
  • tampe a garrafa e peça para um adulto fazer um pequeno furo na tampa;
  • cole uma garrafa na outra pelo gargalo;
  • ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e espere(se necessário aumente um pouco o furo, mas não muito).
Usando sua ampulheta:
  • vire a ampulheta para marcar o tempo da atividade que está sendo realizada;
  • registre quantas vezes, durante a atividade, a areia da ampulheta passou para a garrafa de baixo e então calcule o tempo.

Modo de fazer um castiçal feito de garrafa pet:
1 – Limpe a garrafa pet, e recorte o fundo, depois recorte a tampa em torno de 10 centimetros abaixo da tampa (como mostra a figura);
2 – Lixe as rebarbas;
3 – Na borda do fundo, recorte detalhes como na figura e aplique a tinta dimensional;
4 – Contorne com a canetinha;
5 – Repita esse mesmo processo com a parte de cima.
6 – Agora recorte o miolo da parte do fundo da garrafa, do tamanho da boca e encaixe os dois, formando o corpo do castiçal, remende a junção com cola, e enfeite.
Atenção!: ao utilizar o castiçal como porta vela, não se esqueça de colocar água no recipiente, pois a garrafa pet derrete quando colocada sob o calor do fogo.


Modo de Fazer um porta - lápis feito de garrafa pet:
Materiais: 3 garrafas pet (verde) de 2l; 2 garrafas de pet (branca) de 2l ;régua; pincel atômico azul; tesoura; barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.
Execução:
1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;
2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial. Veja essa técnica neste link.
3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;
passos 1 a  3
4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;
5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.
passos 4 a 6

Modo de Fazer um vaso garrafa pet :
Garrafas PET podem transformar-se em vasos criativos para pequenos espaços. Diversos tipos de plantas podem ser cultivadas nestes vasos artesanais, até mesmo ervas e outros tipos de especiariais podem ser plantadas nas garrafas recicladas.
Material
- Garrafa PET de 2 L
- Fita adesiva,
- Estilete,
- Furador;
- Corda ou barbante,
- Furadeira
Método
Use o estilete para cortar o fundo da garrafa. Em seguida enrole a fita adesiva no entorno da garrafa, na parte que foi cortada. Certifique-se que metade da fita está colada na garrafa e a outra metade está acima dela. Corte fendas na fita adesiva, de dois a três centímetros, como demonstra no vídeo, para poder dobrar a fita para dentro.
Usando o furador, faça dois furos de cada “lado” da garrafa e amarre o barbante ou a corda nestes furos. A seguir, coloque a tampa na garrafa e faça um furo com a furadeira, para permitir a drenagem de água do seu vaso. Agora é só colocar a terra, as sementes e pendurá-lo. Para que o vaso fique mais bonito é possível personalizá-lo com tinta ou fitas coloridas.